No último Joe’s Friday, Joe Quesada discutiu sobre o estado civil de Peter Parker, o Homem-Aranha para os extra-terrestres.
Disse que por volta de 1986-87, as tiras de jornal diárias do Homem-Aranha estavam perdendo o vapor e Stan Lee, que estava escrevendo os roteiros, foi incumbido de fazer as pessoas continuarem interessadas. Stan achou então que a melhor coisa a fazer seria casar Peter e Mary Jane nas tiras de jornal.
Ele supostamente ligou para o editor-chefe da Marvel na época, Jim Shooter, deixando uma mensagem dizendo que o Homem-Aranha iria se casar nos jornais nos próximos meses. Shooter, não querendo ver isso acontecer nas tiras antes que acontecesse nos quadrinhos, ordenou para que Peter e MJ se casassem o mais rápido possível.
Naquela época, o casal não estava nem namorando e a MJ nem morava mais em NY. Então, em poucas edições, ela voltou para a vida de Peter, ficaram juntos instantaneamente, e se casaram o mais rápido possível.
Joe Quesada disse que seu descontentamento com esse casamento não é novidade pra ninguém.
Ressaltou que ele não é contra casamentos no Universo Marvel, tanto que houveram dois grandes casamentos este ano (Luke Cage e Jessica Jones e Pantera Negra e Tempestade).
Falou que determinados personagens não deveriam se casar como Batman, Homem de Ferro e o Homem-Aranha.
Em síntese, no meio de tanta encheção de lingüiça, falou:
- que o Peter Parker foi criado para ser um estereótipo adolescente, talvez o melhor dos quadrinhos;
- que o clima novelesco acaba quando se tem um personagem casado, enterrando a possibilidade de criar, por exemplo, um triângulo amoroso;
- que anos depois do casamento Peter e MJ nunca foram retratados como um casal realmente feliz (discordo, vide fase Micheline/McFarlane);
- que com o Peter solteiro, ele poderia conhecer pessoas novas;
- que um personagem pode crescer nos quadrinhos sem necessariamente mudar, como pode provar o trabalho de Brian Michael Bendis em Ultimate Spider-Man, no qual Peter está na mesma série há cinco anos e em quase 100 edições.
Depois de tudo, falou que divorciá-lo, torná-lo viúvo ou anular o casamento seria pior porque isto deixaria o personagem ainda mais velho.
Disse que enquanto se pode criar ótimas histórias com o Peter casado, poder-se-iam criar histórias melhores ainda com ele solteiro.
-----------------------------------------------
E o Quesada se mostra cada vez mais um coitado...
Sério, eu me espanto como que a Marvel consegue ter séries bacanas como Astonishing X-Men, Ultimates e Runaways com esse cara mandando por lá.
Claro, um personagem solteiro dá margem pra mais histórias, triângulos amorosos, diversas namoradas, coisa e tal...
...mas o Quesada achar "legal" um personagem se manter por 100 edições sem "mudanças" é um absurdo.
Porra, quando revelaram aquele novo uniforme do Homem-Aranha lembro-me muito bem que falei que desenvolver o personagem não é dar à ele um novo uniforme tecnológico, e sim casar, é ter uma filha, é ver a mulher que o criou morrer, é fazer ele ir em frente, não estagnar.
Casar o Peter foi uma ótima decisão, engravidar a MJ foi outra. Mas, como os editores entendem bem mais que nós todos, é claro que eles discordam....
E depois reclamam porque cada vez mais eu prefiro a DC...
Demolidor: Diabo da Guarda.
Há 15 anos