domingo, abril 30, 2006

Peter Parker se casar é ruim!?!?

No último Joe’s Friday, Joe Quesada discutiu sobre o estado civil de Peter Parker, o Homem-Aranha para os extra-terrestres.
Disse que por volta de 1986-87, as tiras de jornal diárias do Homem-Aranha estavam perdendo o vapor e Stan Lee, que estava escrevendo os roteiros, foi incumbido de fazer as pessoas continuarem interessadas. Stan achou então que a melhor coisa a fazer seria casar Peter e Mary Jane nas tiras de jornal.

Ele supostamente ligou para o editor-chefe da Marvel na época, Jim Shooter, deixando uma mensagem dizendo que o Homem-Aranha iria se casar nos jornais nos próximos meses. Shooter, não querendo ver isso acontecer nas tiras antes que acontecesse nos quadrinhos, ordenou para que Peter e MJ se casassem o mais rápido possível.

Naquela época, o casal não estava nem namorando e a MJ nem morava mais em NY. Então, em poucas edições, ela voltou para a vida de Peter, ficaram juntos instantaneamente, e se casaram o mais rápido possível.

Joe Quesada disse que seu descontentamento com esse casamento não é novidade pra ninguém.
Ressaltou que ele não é contra casamentos no Universo Marvel, tanto que houveram dois grandes casamentos este ano (Luke Cage e Jessica Jones e Pantera Negra e Tempestade).
Falou que determinados personagens não deveriam se casar como Batman, Homem de Ferro e o Homem-Aranha.

Em síntese, no meio de tanta encheção de lingüiça, falou:
- que o Peter Parker foi criado para ser um estereótipo adolescente, talvez o melhor dos quadrinhos;
- que o clima novelesco acaba quando se tem um personagem casado, enterrando a possibilidade de criar, por exemplo, um triângulo amoroso;
- que anos depois do casamento Peter e MJ nunca foram retratados como um casal realmente feliz (discordo, vide fase Micheline/McFarlane);
- que com o Peter solteiro, ele poderia conhecer pessoas novas;
- que um personagem pode crescer nos quadrinhos sem necessariamente mudar, como pode provar o trabalho de Brian Michael Bendis em Ultimate Spider-Man, no qual Peter está na mesma série há cinco anos e em quase 100 edições.

Depois de tudo, falou que divorciá-lo, torná-lo viúvo ou anular o casamento seria pior porque isto deixaria o personagem ainda mais velho.
Disse que enquanto se pode criar ótimas histórias com o Peter casado, poder-se-iam criar histórias melhores ainda com ele solteiro.

-----------------------------------------------

E o Quesada se mostra cada vez mais um coitado...

Sério, eu me espanto como que a Marvel consegue ter séries bacanas como Astonishing X-Men, Ultimates e Runaways com esse cara mandando por lá.
Claro, um personagem solteiro dá margem pra mais histórias, triângulos amorosos, diversas namoradas, coisa e tal...

...mas o Quesada achar "legal" um personagem se manter por 100 edições sem "mudanças" é um absurdo.
Porra, quando revelaram aquele novo uniforme do Homem-Aranha lembro-me muito bem que falei que desenvolver o personagem não é dar à ele um novo uniforme tecnológico, e sim casar, é ter uma filha, é ver a mulher que o criou morrer, é fazer ele ir em frente, não estagnar.
Casar o Peter foi uma ótima decisão, engravidar a MJ foi outra. Mas, como os editores entendem bem mais que nós todos, é claro que eles discordam....

E depois reclamam porque cada vez mais eu prefiro a DC...

2 comentários:

Noturno disse...

Hahahaha... Esse texto aí de cima é um resumo que eu fiz da entrevista do Quesada pro Newsarama no MBB há milhões de anos atrás!!!

Não sabia que alguém tinha preservado.

Foi bom reler isso.

Abraço!!!

flávio disse...

Não acredito...

Desde essa época você já influenciava meu blog, ha-ha...