sábado, janeiro 03, 2009

DVD: Homem de Ferro Duplo

Talvez o mais bacana dos variados presentes de Natal que recebi, o DVD duplo de "Homem de Ferro" foi eleito o melhor DVD do ano - algo merecido num ano em que saíram diversos lançamentos vagabundos.
Garimpei no Jotacê algumas imagens:




Até eu que não me ligo muito em DVD reconheço que é mesmo um lançamento bacana. A luva metalizada é um daqueles "luxos desnecessários" que muito engrandecem o produto. Muito, mas muito bonito. A sacada de colocar na luva o Homem de Ferro em sua armadura e na caixa do disco Tony Stark em sua identidade civil foi muito bacana. Me decepcionei um pouco com o disco em si, que não possui nenhuma imagem, apenas tem escrito "Homem de Ferro", o número do disco e os dados dos direitos autorais. Um visual sóbrio demais. Entretanto, o que interessa é o que há DENTRO deles.

Menus bem elaborados (e traduzidos, se você preferir a versão em português), lembrando a oficina de Stark e a interface do Homem de Ferro, dão o tom. No primeiro disco, há o filme - sensacional - e cenas que foram cortadas da versão final. Posso dizer que nenhuma delas foi cortada injustamente, pois em sua maioria ou quebrariam o ritmo do filme ou a cena alternativa era melhor. As sequências escolhidas, tanto no início, com o ataque ao comboio de Stark, quanto no final, com a luta na Stark Enterprises, são melhores que a alternativa contida aqui. As cenas excluídas, por outro lado, por mais que fossem "quebrar o ritmo" do filme, explicam os furos do roteiro - como o fato do Cel. Rhodes estar procurando por Tony miraculosamente no mesmo dia em que ele escapa.

Há ainda um rápido trailer de "Iron Man - Armored Adventures", vindoura série animada com o personagem. É tão rápido que nem dá pra emitir uma opinião, só pra perceber que Tony será um adolescente franzino - o que não sei se vai dar muito certo.

O que torna a aquisição sensacional - e faz valer o preço mais caro - é mesmo o segundo disco. Há dois documentários verdadeiramente dignos de nota, "Eu Sou o Homem de Ferro" e "O Invencível Homem de Ferro". O primeiro conta todo a produção do filme. Não é algo tão assustadoramente completo quanto o que Bryan Singer fez em Superman Returns (que começa do dia em que ele recebeu a notícia que iria dirigir o filme, pra você ter uma idéia) , mas talvez justamente por isso consiga ser interessante mesmo para quem não se liga muito em extras, como eu. A empolgação de Favreau com todo o processo é notória por todo o processo de filmagem e pós-produção. Não consigo imaginar hoje alguém que teria tanta paixão no desenvolvimento de um projeto como esse quanto ele. O segundo, razoavelmente mais curto, trata da história do personagem nas histórias em quadrinhos. Se, por um lado, é válido por apresentar um apanhado de décadas de histórias, achei-o muito resumido. Não menciona, por exemplo, a "Guerra das Armaduras", em que Stark lutou contra sua criações, nem a fase de Kurt Busiek, muito menos o período em que Stark foi secretário de defesa dos Estados Unidos. Mas valeu por me apresentar a participação do personagem na formação da S.H.I.E.L.D (eu não sabia que havia sido ele à projeto o aeroporta-aviões, por exemplo) e falar sobre a Guerra Civil, um dos melhores eventos que já houve nos quadrinhos.

Há outros extras: Um de meia-hora exclusivamente sobre os efeitos especiais, que serve para termos uma melhor noção do processo e outros que, se muito, servem como curiosidade, como o teste de câmera de Robert Downey Jr, o processo criativo ator x diretor e um noticiário-piadinha sobre as expectativas dos fãs com adaptações de quadrinhos para a telona. Apesar de ter ajudo o primeiro interessante, não vi nada de mais nos outros dois.

Uma coisa que eu geralmente não me importo são essas galerias de imagem que geralmente colocam como extra. Talvez por associar à empresas vagabundas que inserem apenas isso como extra, além da filmografia dos atores, eu sempre achei isso algo bem idiota. Mas, pra provar que toda regra tem sua exceção, há esse DVD. Aqui, as galerias de imagem realmente tem um sentido para existir - muito bacana ver as idéias para os cenários e como pensaram em tudo na hora de elaborar o desenho das armaduras.

Enfim, um DVD praticamente irretocável. Recomendado à todo mundo.

Um comentário:

Gilmarzinho disse...

Acabei de comprar o meu na Animaloja.
Dizem que já baixaram moratória (por causa do lançamento do 2), então já garanti o meu.

Té.