sábado, janeiro 03, 2009

808s and Heartbreak, por Kanye West

Se estou recomendando à você que escute-o, nada mais justo do que publicar também uma resenha, não?

808s and Heartbreak é o título que Kanye West deu ao seu último álbum. Lembro-me do dia (ou melhor, da noite) em que me tornei fã de Kanye West. 808s mostra a evolução desse cara, fazendo um álbum que, ao mesmo tempo que ainda é "a cara dele" é totalmente diferente do que ele fez anteriormente.

2007 foi um ano ímpar para West. Lançou um dos álbuns mais notórios do ano, superando todos os outros rappers dos Estados Unidos. Mas também terminou um longo relacionamento com sua noiva e viu sua mãe falecer. Ascendeu definitivamente ao papel de celebridade, ao passo que viu sua vida pessoal se despedaçar.

O que diabos passou pela sua cabeça, virou 808s and Heartbreak. Mas, ao passo que é um disco tão pessoal quanto College Dropout, seu primeiro álbum, mostra West num estilo bem diferente, cantando mais do que fazendo raps, usando e abusando do auto-tune (programinha que, ao mesmo tempo que permite que a Paris Hilton consiga mentir que sabe cantar, permite criar interessante distorções vocais) em suas canções.

Talvez se eu não estivesse num relacionamento bacana e sim tivesse acabado de levar um pé na bunda, esse álbum fosse ainda melhor. Mas, mesmo assim, os temas abordados por West são universais e fazem com que você acabe lembrando daquele antigo relacionamento. A canção de abertura do álbum, "Say You Will" dá logo o tom de álbum: batidas eletrônicas, canto ao invés de rap, e muita distorção.

"Welcome to Heatbreak", a segunda faixa, resume bem West em trechos como "My friend showed me pictures of his kids,/And all I could show him were pictures of my cribs./He said his daughter got a brand-new report card,/And all I got was a brand-new sportscar." ou, em português, "Meu amigo me mostrou fotos de seus filhos/ E só o que eu tinha pra mostrar eram fotos de minhas mansões./ Ele me falou do novo boletim de sua filha que ele recebeu,/ e só o que eu tinha de novo era um carro esporte.". Eu sei o que você está pensando. "Sim, e daí? Ele tá chorando porque tá rico?".

Mas de onde a Lindsay Lohan tira mediocridade, West cria algo muito bacana de se escutar, e que te faz pensar.

Os grandes destaques do álbum são "Love Lockdown" e "Street Lights", na minha opinião, mas curti bastante também "Coldest Winter", "Paranoid" e "Bad News".

Um comentário:

Noturno disse...

aEEE... Assisti um clipe do Kanye West nestas férias em MG e adorei uma música chamada Stronger do ano de 2007.

Não sei de qual album é mas adorei o efeito das distorções das vozes que ficam meio que fazendo um backing vocal.

Vou dar uma chance pra ele. Nunca fui fã de rappers mais pela falta de entendimento das letras do que pelo estilo musical em si.

Abração!!