quinta-feira, janeiro 01, 2009

Ok, vamos nessa?

Que tenhamos todos um feliz ano novo, pra início de conversa. Passada a loucura das festividades, é chegada a hora de relembrar o ano que passou e reavaliar nossas atitudes, pra poder planejar adequadamente o ano que vem por aí. É exatamente isso que estou fazendo enquanto escrevo essas linhas.

Na vida pessoal, há uma ou outra coisa que pretendo implementar, uns dois projetos que quero ver encaminhados - um possível negócio próprio e a produção de um curta-metragem da minha namorada- e aquelas pequenas coisas que poderão fazer a diferença. Na vida de blogueiro, pretendo fazer uma ou outra adição. Há também uns dois projetos que quero ver encaminhados, mas ainda são rascunhos à ser discutidos. E muito provavelmente seriam em outros endereços, à parte da idéia que tenho pro "Tiros no Escuro".

Mais e mais resenhas de quadrinhos. Quadrinhos bacanas que as pessoas não dão tanto valor, como Invincible, Dragon e The Darkness. Pra 2009, lerei ainda mais material alternativo, e publicarei aqui as minhas impressões. Seguirei, entretanto, resenhando Homem-Aranha e (mais pra frente) Superman.

Cinema. Falarei mais um pouco disso - e, consequentemente, tentarei assistir mais filmes neste ano. Vai depender da qualidade do que aparecerá na telona, e 2009 não parece muito promissor nesse quesito.

Livros. Nada muito cool e descolado. Mas quero - e preciso - ler mais livros, farei meu tempo render mais pra isso. A idéia inicial é ler seis livros este ano. E recomendá-los (ou não) por aqui. Já estou no primeiro e creio que é uma meta razoável e "praticável".

Entrevistas. É, pois é, pois é. Já tenho uma pronta, que devo publicar em breve, e mais algumas devem surgir nos próximos dias. A idéia é abordar inicialmente quadrinhos - não me imagino fazendo vinte perguntas ao Fernando Meirelles ou ao André Vianco.

Temas. Quero começar algumas "missões", alguns assuntos que façam as pessoas lerem o blog. As resenhas de material alternativo já são um começo. Começarei a falar também do Quadrinho Brasileiro. 2009 será o ano da minha busca pelo mítico quadrinho brasileiro de qualidade, que muita gente fala que não existe. Mas será mesmo?

O primeiro blog que acompanhei foi o finado Blogzine, do considerado Reginaldo Yeoman. Tentarei imitar aquela vibe e seguir o legado deixado. Comentar sobre o que há de bacana por aí, escrever críticas ao que está acontecendo. Enfim, falar de entretenimento. Hoje, os poucos blogs que acompanham seguem mais ou menos isso, e é o que os torna interessantes. Finalizo esse post como Yeoman finalizava o primeiro post de cada mês no Blogzine, com recomendações, coisas que creio que valerão à pena neste mês de Janeiro.

Livro da vez: Conan, o Cimério - volume 1. Publicado no Brasil pela Conrad Editora, esse volume reúne os primeiros contos que Robert E. Howard escreveu para o personagem, que viria a se tornar um dos mais conhecidos de todos os tempos. Conan é um ícone da literatura "capa-e-espada", tão conhecido e adorado quanto os hobbits e Lancelot. É quase que uma obrigação ter esse volume.

Assista: Num mês que terá vários candidatos ao Oscar, a continuação de um filme brasileiro estrelado pelo Tony Ramos e um blockbuster com Keanu Reeves, aposto minhas fichas em O Curioso Caso de Benjamin Button, dirigido pelo sempre genial David "Clube da Luta" Fincher e estrelado por Brad Pitt.

Acompanhe: Aproveite a temporada de reprises na TV à cabo e veja The Mentalist. Série bem pouco pretensiosa, estrelada por um magnético Simon Baker. Várias séries estrearam nessa temporada querendo se tornar o próximo fenômeno (sim, Eleventh Hour, eu estou olhando pra você) e falharam miseravelmente, e é justamente aquela em que eu menos botava minhas fichas que veio a melhor surpresa.

Ouvindo: Pouca coisa me interessa no meio musical. Em janeiro muito provavelmente continuarei escutando o mesmo álbum de dezembro: 808s and Heartbreak, o último do Kanye West.

Sonho de Consumo Nerd: Snake-Eyes, o mais bacana de todos os G.I. Joes ganhará, pela empresa Sideshow Collectibles, um impressionante boneco de 30cm, com uma quantidade de acessórios que eu nunca vi antes. A Sideshow é conhecida pelo esmero em seus produtos, e neste boneco à ser lançamento no primeiro quadrimestre deste ano, não sérá diferente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Flavio, obrigado pela lembrança.

Ajudando na seleção de livros para 2009, segue algumas sugestões, que tenho certeza que você irá gostar:

A QUEIMA-ROUPA– Greg Rucka ( thriller moderno e maravilhosamente escrito. Pena que o resto da série não saiu por aqui).

A MÃO QUE CRIA - Octavio Aragão

Ficção Brasileira Steampunk de altíssima qualidade. O protagonista é uma versão Aquaman/Mariner muito bacana. Pode ler tranquilo.


O HOMEM DO CASTELO ALTO – Phillip K. Dick

Outra versão alternativa da realidade, dessa vez magnificamente escrita pelo mestre da FC. O que aconteceria se o Reich e Japão ganhassem a Segunda Guerra?

CABEÇA TUBARÃO - Steven Hall

Putz, que livro maluco! Metalinguagem, viagens psicológicas e um plot bem original. Leitura fantástica, um dos melhores que eu li em 2008.


COISAS FRÁGEIS - Neil Gaiman

Uma coletânea maravilhosa de contos do Gaiman. E ele arrisca por outros temas além da fantasia, como um conto inspirado no universo Matrix.

PASSEANDO COM O REI DOS SONHOS - é um apanhado de matérias e entrevista com todos colaboradores e parceiros de Neil Gaiman, não só da indústria dos quadrinhos, como também nomes como Tori Amos e Alice Cooper. É um trabalho primoroso do pessoal do HQM, dá até orgulho de ver fãs de quadrinhos botando a mão na massa com tanta qualidade.

Por último, mas não menos importante. Adorei 1808, do Laurentino Gomes. Leitura deliciosa, disponível também em audiobook. Recomendo.