sexta-feira, novembro 21, 2008

Você deveria ler The Darkness

The Darkness #07
Roteiro: Phil Hester
Desenhos e arte-final: Jorge Lucas
Top Cow / Image comics

Dando continuidade, ainda que de forma involuntária, ao tema "coisas bacanas que, aparentemente, só eu leio", vou tirar dois dedos de prosa pra falar sobre a surpresa dessa semana: The Darkness #7. Empolgado com a qualidade de Savage Dragon, conformei relatei anteriormente, resolvi dar uma chance à outros títulos da Image Comics. 

Sempre curti o personagem, desde os primeiros números publicados no Brasil, quando ainda era escrito por um Garth Ennis em modo automático, apenas garantindo o almoço das crianças. Hoje, Ennis deve estar feliz com o copyright do personagem, que virou um videogame de grande sucesso e teve seus direitos vendidos prum estúdio de cinema (o que, até agora, não foi pra frente).

No início, Jackie Estacado, um mafioso que, ao completar 21 anos, se descobre possuidor da "Escuridão", um poder milenar que corre pela sua família, era um personagem raso. As tramas eram cheias de ação e desenhos apelativos. E eu, um adolescente na época, adorava. Adorava mesmo. 

Hoje, relendo aquelas histórias antigas, vejo que os desenhos não eram tão bacanas, e as histórias, nem tão empolgantes, mas o potencial do personagem era claro. Paul Jenkins, escritor conhecido por sua passagem no Homem-Aranha e por ter criado o personagem Sentry na Marvel, começaria a escrever o personagem, e o levaria à extremos. Do céu ao inferno, Jenkins deu personalidade de verdade à Jackie, explorou seus coadjuvantes, seus motivos, lhe transformou num personagem de verdade. Levou os leitores ao céu enquanto levava Jackie numa espiral descendente de sofrimento e violência, que terminaria com a morte do personagem. Mas a escuridão não poderia perder seu portador, e Jackie voltou à vida. O personagem foi relançado, com relativo sucesso, mas os atrasos na arte e a posterior saída de Jenkins, capitão desse relançamento, acabariam afundando o título. 


Aqui, Jackie tenta pela terceira vez emplacar um título mensal. Escrevendo? Para minha surpresa, o desenhista Phil Hester, reconhecido por seu trabalho no título do Arqueiro Verde. Não apenas Hester me convenceu que é mais que um desenhista alternativo que fez sucesso, como mostrou um trabalho mais do que competente. Não é preciso ter lido nada antes dessa sétima edição, mas há um resuminho na primeira página situando os perdidos.

O "novo" The Darkness é excelente. Nessa história, os desenhos são de Jorge Lucas, que evoluiu MUITO desde que desenhou Wolverine. Lucas assumirá a arte por mais três ediçõs, enquanto o artista regular da série, Michael Boussard, descansa. Enquanto isso, vemos um trabalho consistente e, sempre bom dizer, surpreendente. Lucas já havia me surpreendido ao desenhar Ronan, uma das minisséries de Aniquilação, mas aqui entrega um trabalho mais sombrio, uma narrativa mais intimista e superior. Algo como Gary Frank encontra Jae Lee no início de carreira. Muito bom.

A trama é simples e direta. Jackie está sozinho no deserto, e vai parar numa cidade amaldiçoada por uma bruxa. A população quer entregá-lo à ela. Sem escolha, Jackie tem que enfrentá-la. O clima de suspense na história é dos melhores, a narrativa flui solta, e, quando você mal percebe, chegou ao fim. À primeira vista, pensei que a história era auto-contida, mas, aparentemente, é a primeira parte de um arco em quatro partes.

Mês que vem, com certeza, lerei a continuação.



Nenhum comentário: