sexta-feira, novembro 11, 2005

Engenheiros do Hawaii - Acústico MTV

Vi o CD na casa do Rafa. Lembrei do quanto ele falou que era bacana. Coloquei pra tocar algumas faixas. Pedi emprestado. E não parei mais de ouvir.



O CD começa com "O Papa é Pop", a música mais famigerada dos Engenheiros, creio... E eu finalmente ouvi algo além do refrão...
E, pô, é uma puta crítica à modinha eterna do pop... E, claro, tem a sensacional pergunta: "afinal, o que é roquenrou? os óculos do John ou o olhar do Paul?"

Segue com uma música dos anos 90, que eu me lembro de ter gostado bastante na época: "Até o fim".
"Vida Real" é bem interessante, e me causou um razoável impacto quando a ouvi, pela primeira vez, pois me identifiquei com algumas coisas de lá... Como esperar a hora certa por acreditar que ela viria...
"Infinita Highway", a música mais famosa dos Engenheiros, creio, é uma viagem. Uma viagem em vários sentidos. Só ouvindo pra entender, e mesmo assim eu ainda não a entendi por completo.
"Armas Químicas e Poemas" é inédita. Não é sensacional, mas não compromete em nada.
A partir daqui o CD fica sensacional. "O Preço", "Dom Quixote", "3 X 4", "Refrão de Bolero", "Surfando Karmas e DNA" e "Depois de Nós". Uma loucura. Aliás, é curioso dizer que, apesar do Gessinger escrever quase todas as letras das músicas dos Engenheiros, inclusive as presentes neste acústico, foram justamente "Dom Quixote"(escrita em parceria com Paulinho Galvão) e Depois de Nós(escrita por um ex-engenheiro, Carlos Maltz) que se tornaram as minhas favoritas do CD. =D
"Dom Quixote", com seu amor às causas perdidas... "Depois de Nós", sei lá, me identifiquei... A música, pra mim, trata desse período que estou vivendo. Fazer 18, virar adulto, entrar na faculdade...
"3a do Plural", que surge em seguida, é dos anos 90, período no qual cheguei a escutar bem pouco de Engenheiros... E também é bacana.
"Terra de Gigantes"... Seria uma crítica à Legião Urbana e sua "Geração Coca-Cola"? Não importa, a música é bacana. Aliás, não vi nesse CD uma música que não tivesse arranjos bacanas, que, ao menos, não fosse agradável de se ouvir.
"Somos Quem Podemos Ser" é interessante, mas nova "Outras Frequências" é mais.
Mas se é pra dizer o que é interessante, nada supera ouvir a filha do Gessinger, Clara, mandando surpreendentemente bem cantando, com o pai, a bizarra(num bom sentido) "Pose".
"A Revolta dos Dândis" é uma música que eu nunca ouvi falar, mas achei legal, apesar de ter me deixado a impressão que o CD ia ficar mais fraco, morrendo no final.
Ledo engano. A última faixa do CD é um clássico dos videokês... "Era um garoto que como eu mava os Beatles e os Rolling Stones". Todo mundo deve conhecer esa música, e sabe como ela é bacana.

E assim termina o CD. Muito bacana. No geral, um ótimo CD. Só faltou, pra mim, "Toda Forma de Poder", uma das poucas músicas do banda que conhecia bem. =D
Enfim, estou quase virando fã.

Links:
Verbete "Engenheiros do Hawaii" na Wikipédia
Página oficial dos caras
Compre o CD no Submarino(R$21,90) ou então, compre o DVD(R$44,90)

Um comentário:

Anônimo disse...

eh... meu cd... mudandu mentes e vidas... xPPP AUIAHAIHAHA