sexta-feira, dezembro 02, 2005

Jornada - 01: Superman - Legado das Estrelas

Motivado, muito em parte, por uma discussão que surgiu entre a minha pessoa e o Rafael, após vermos o teaser de Superman Returns. "Será que o Singer(Bryan Singer, diretor do filme.) fez certo em continuar uns filmes de 30 anos atrás? Não seria melhor reiniciar a franquia, seja refilmando os filmes antigos ou até tomando uma nova direção? Enfim, não seria melhor fazer um filme de origem?"
Isso eu respondo num post futuro, pode deixar.

Mas essa discussão me lembrou de Superman: Legado das Estrelas, mini que a Panini publicou aqui no Brasil ano passado. Escrita por Mark Waid, um dos maiores fãs vivos do Superman e um ótimo escritor e desenhada pelo bacana Leinil Francis Yu, ela tinha como propósito recontar a origem do Superman para o século 21, com várias motificações em relação à versão anterior, feita por John Byrne.

Reli as 6 edições(cada uma contendo 2 partes da saga) uma tacada só. E aqui vai o resultado:

Superman: O Legado das Estrelas

A primeira edição já começa bem, com uma capa linda.
Nas primeiras páginas, mostra Jor-El e Lara, os pais de Ka-El angustiados em busca de uma forma de salvar seu filho, uma vez que seu planeta está prestes à entrar em colapso. Isso quase todo ser humano nesse planeta sabe. Mas o destaque vai para o visual dado à Krypton e seus habitantes.
No último segundo, a nave, contendo o bebê, é enviada.

Pouco depois vemos Clark, como jornalista, na África. Os desenhos de Leinil Yu estão bons e a conversa de Clark com Kobe, o ativista cuja vida virará matéria nas mãos de Clark, ficou bem bacana.
Destaque para a segunda história, aonde temos a primeira grande mudança: Clark Kent é vegetariano. Por ser capaz de enxergar, de certa forma, a aura das criaturas, e se sentir mal quando vê algo morrer, não come carne.
Leinil Yu derrapa às vezes, mas em muitos momentos entrega painéis lindos, como a sequência inicial, com Clark sobrevoando a savana africana.
No final, Clark retorna à sua casa, em Smallville.

A segunda edição também possui uma ótima capa.
A primeira história é centrada em Clark e seus pais. A cena aonde Jonathan Kent se revolta contra a nave que trouxe Clark, pois percebe que vai perder seu filho... Muito bacana.
Mas nada supera a "construção" de Clark Kent. Mostra-se que o "personagem" Clark Kent é muito mais que Superman com óculos. Sua pose, seu jeito de andar. Até o porque dos óculos convenceram é bacana.
A segunda história mostra Clark chegando à Metropois e obtendo seu emprego no Planeta Diário. Só que tudo é interrompido por um ataque terrorista à cidade. Surge, então, Superman. Aliás, a página dupla 42-43 é impressionante. Mas não consegui decidir se a melhor parte da história foi o aparecimento do Superman ou Clark dizendo "Senhor, fazei com que não pareça ridículo" antes de trocar de roupa.

Temos então a terceira parte. Novamente, uma ótima capa.
Superman termina com os helicópteros que estavam atacando a cidade e encara, pela primeira vez em muito tempo, Lex Luthor.
Pouco depois, é mostrada a redação do Planeta Diário. A sequência em que Lois encara Clark pela primeira vez, achando-o parecido com alguém é ótima.
A segunda parte é ainda melhor.
Superman salvando uma escola acuada por dois estudantes armados e depois mostrando pro homem que vendeu armas aos estudantes que é mais rápido que uma bala? SENSACIONAL!!
Há também um esperado momento? O encontro de Lex Luthor com Clark Kent. Lex nega conhecer Clark de Smallville e explica um pouco sobre sua profissão e diz que o Superman não poderia ser deste planeta.
A edição termina com a pergunta: Como isso - saber que Superman é alien -afetará a opinião pública?

A quarta edição promete não só responder essa pergunta como também revelar o passado de Lex Luthor em Smallville.

Começa mostrando o quão Clark Kent é perdedor e logo em seguida, Superman falhando em salvar uma ponte de desabar.
Na manchete do jornal a dúvida: Salvamento mal-sucedido ou ato de sabotagem?
Clark volta à Smallville, e junto de seus pais, relembra sua juventude ao lado de Luthor. Essas lembranças seguem pelo resto da primeira história e continuam na segunda.
A edição termina com uma impressionante revelação: Uma invasão kryptoniana está à caminho da Terra!

Apesar de achar a outra opção de capa mais bonita, com Superman entre os kryptonianos, acho que essa é a capa mais chocante da série. Só de olhar me deu vontade de ler.
Leinil Yu apresenta, em alguns momentos, o melhor trabalho até ponto. Em outros, descuidos feios.
O confronto entre Superman e Luthor é muito bom mesmo. Quando Lex ri de Superman, por este não conhecer Krypton... Cara, que sensacional.
A primeira história termina com o início da invasão kryptoniana. A segunda história mostra o Super tentando impedir a invasão, mas sendo derrotado.
Abatido, tanto Superman quanto Clark Kent não sabem mais o que fazer. Clark resolve se demitir do Planeta Diário. Numa bela sequência, vemos Clark quase desistir de tudo, mas, perto do final da edição, mudar de idéia.
A edição termina, e eu louco pela próxima edição.

O Legado das Estrelas chega à seu fim.
A primeira história ação do início ao fim, em batalhas razoavelmente bacanas.
A batalha continua na história seguinte, aonde Superman consegue não só derrotar Luthor como mandar uma mensagem à seus pais, através do tempo e do espaço.
"Mãe.. Pai... Eu consegui".
Chorando, Jor-El e Lara se abraçam, esperando o fim.


Ao fim, uma ótima saga do Superman. A origem é atualizada de forma bem bacana, incorporando elementos que não eram usados à mais de 30 anos - como a amizade entre Lex e Clark na época de Smallville.
A diagramação e a narrativa de Leinil Yu é muito boa. Ele tem uma arte "suja" demais às vezes, mas, no geral, mandou bem.
Mark Waid também não desapontou. Clark Kent na África foi muito bacana. O relacionamento dele com seus pais, fato de ser vegetariano, como ele cria a Clark Kent repórter de Metropolis, uma pessoa bem diferente do que ele era sua vida inteira.
O novo visual do Superman também é bacana. O "S" muito maior que o de costume, cobrindo boa parte do tórax cria um efeito muito bacana mesmo.

Recomendo, bastante, essa mini, para todos aqueles que são fãs, ou do Leinil Yu, ou do Mark Waid, ou da Superman, ou, simplesmente, de uma boa história.
Nota 9,0.

Nenhum comentário: