quinta-feira, dezembro 04, 2008

Homem-Aranha: Mudança de Rumo

Que J. Michael Straczynski conseguiu com "One More Day", estragar todos os seis anos em que escreveu o título Amazing Spider-Man, dando prosseguimento à uma das mais controversas decisões editorais e um dos maiores absurdos já publicados na história das histórias em quadrinhos, tendo recebido críticas negativas de forma unânime, todo mundo já sabe

Logo, não foi por nada que a primeira edição da nova fase do herói foi publicada DE GRAÇA pela editora. Todo ano há, nos EUA, o Comic Book Free Day, aonde as editoras costumam distribuir edições gratuitamente, como forma de incentivar a leitura. E só de graça pra alguém se interesser por Homem-Aranha depois da BOMBA que foram as últimas histórias. Ainda bem que fizeram isso, pois perderíamos uma ótima história.

Spider-Man: Swing Shift 
Roteiro: Dan Slott
Desenhos: Phil Jimenez
Arte-final: Andy Lanning e John Dell
Janeiro de 2008
Marvel Comics


"Mudança de Rumo", como a história ficou conhecida no Brasil, dá o tom de como serão as histórias do Homem-Aranha de agora em diante. Publicada no Brasil em Homem-Aranha #83, a história mostra ao leitor desanimado com o que haviam feito recentemente com o personagem que, de agora em diante, voltarão o personagem à suas origens, àquilo que o tornou um sucesso. Histórias com muita ação, vilões carismáticos, o protagonista enfrentando dificuldades, enfim, tudo aquilo que, anos atrás, fez de Peter Parker um ícone e um dos maiores personagens dos quadrinhos. O título já entrega: chega de idiotices, vamos mudar o personagem pro que funciona

E, cara, como Dan Slott foi bem-sucedido. Em 20 páginas, ele entrega tudo que alguém poderia querer num gibi do Aranha. Ação, piadas, uma trama dinâmica, e vilões interessantes. 
A trama é simples: É aniversário da Tia May, Peter comprou um bolo, mas um vilão se mete no meio. Pronto. Sem conspirações contra o herói, novo uniforme, ligações com o mega-evento da editora... Nada disso. Apenas uma boa história do Amigão da Vizinhança. A trama introduz o que, aparentemente, serão os elementos-chave das vindouras histórias: 
  • Peter está solteiro e desemprego, correndo atrás de dinheiro. Enquanto isso, mora com a tia.
  • Há uma nova heroína em Nova York: Loteria, uma misteriosa e super-poderosa ruiva.
  • Há uma nova heróina? Há também um novo vilão, o Sr. Negativo.
  • A polícia e a população reagem de formas extremas à presença do Aranha: alguns o apoiam, o idolatram, outros o querem preso.
Phil Jimenez dá a história a caracterização que precisa, entregando um trabalho excelente, como de costume. Seu traço para pessoas segue o esquema clássico, na escola George Pérez de mesclar anatomia realista com um traço bem "gibi". Bem diferença do traço foto-inspirado de gente como Bryan Hitch e J.G. Jones, igualmente talentosos, mas com outros estilos. 

Seu Homem-Aranha, a primeira vista, combinaria pouco com esse estilo - ainda me incomoda o design que Jimenez usou para a máscara do personagem, mas a vitalidade que imprimiu às cenas de ação e à movimentação do personagem, algo semelhante ao que Todd McFarlane fazia, compensam qualquer defeito.

No final das contas, uma boa edição, com diversos novos conceitos (e alguns antigos trazidos de volta) sendo apresentados. Feijão-com-arroz temperado da melhor forma. Valeu a pena dar uma nova chance ao cabeça-de-teia. O futuro parece promissor.

Um comentário:

Noturno disse...

Amiche, sou um defensor do Straza mas admito sem problmeas as poucas vezes em que ele perdeu a mão nos roteiros.

Bem, One More Day, assim como Civil War e Back in Black foi uma imposição editorial planejada há anos por Quesada, que convidou o escritor da Amazing pra escrever a história que teria como tema central: o final do casamento de Peter. Lembra da notícia do Newsarama que você comentou aqui mesmo no Tiros?

Há uns dois anos antes de One More Day ser lançado, ou menos que isso, nao sei, Quesada deu uma entrevista sobre os atrasos da "Daredevil: Father" e perguntaram pra ele: "E aquele seu projeto com o JMS?". Era pra ser inicialmente uma mini, mas acabou entrando nas mensais.

Ele disse que depois de "Father" ele iria produzir o material e foi o que fez, mesmo tendo atrasado pacas as edições finais quando do lançamento nas Comic Shops no final do ano passado.

Assim, acho injusto culpar o Straza. Tudo bem que ele tinha uma idéia tão cretina quanto o Quesada (a de trazer de volta a Gwen e isso distorcer toda a realidade), mas ele tem 50% de culpa aí "só". heheheh...

Sobre "Mudança de Rumo", essa história foi produzida para o Free Comic Book Day, como você mesmo bem disse, mas lançada no dia 5 e Maio de 2007, muito antes de "One More Day" e qualquer sinal de que Straza iria sair do título (ele iria mas nada havia de concreto nisso). O lançamento dessa revista coincidiu com o do terceiro filme da série do aracnídeo nos cinemas.

Assim que foi lançada, em maio, uma série de especulações surgiram se aquela história seria o novo rumo editorial que o Aranha teria depois que o editor Steve Wacker assumisse a direção dos títulos do Homem-Aranha ou se era mais um 'elseworld'.

Quase todos pensaram que fosse apenas um 'elseworld' por conta da semelhança das falas da Mary Jane com a Jackpot. Mas todo mundo rodou depois quando soubemos do pacto com o Mefisto. hehehehe...

Assim, acho que a Panini errou ao colocar a data de lançamento dessa revista nos EUA. No site da Marvel consta: "Look for both Amazing Spider-Man: Swing Shift and Marvel Adventures Three-In-One at comic shops on May 5, 2007!"

Assim que a Panini lançar o final do arco do Slott/Mcniven eu comento a história já que vou ler por arcos fechados.

Abração amiche!!!!