sábado, dezembro 13, 2008

Savage Dragon: Interlúdio violento

Antes de dar prosseguimento às várias tramas que tinha para Dragon - e das quais começarei a falar em breve, Larsen nos concede uma "pausa". Mas é uma pausa no melhor estilo Dragon. Uma edição composta inteiramente de quadros de página inteira, retratando, enfim, o combate entre Dragon e Overlord, o chefão do crime em Chicago. 

Uma edição cheia de ação, perfeita para mostrar todo o talento de Larsen, e, bem, conceder ao leitor uns minutos de puro escapismo.

Savage Dragon #07
Roteiros, desenhos e arte-final: Erik Larsen
Janeiro de 1994
Image Comics

Sabe aqueles momentos em filmes como The Dark Knight, em que acontecem momentos-chave, e uma música épica toca lentamente, mostrando um crescendo na história? Essa edição de Dragon tem justamente essa pegada. 

Nas últimas seis edições, só se falou de uma coisa: Overlord a escalada do crime em Chicado. Frank Darling, tenente da polícia e amigo pessoal de Dragon, estava sendo chantegeado para impedir que Dragon prejudicasse os negócios de Overlord. Mas, quando sua esposa o abandona, ele decide contar à Dragon toda a verdade. Juntos, ele decidem encarar o vilão de uma vez por todas e prendê-lo.

Mas tudo vai ralo adentro. Frank é assassinado, a única testemunha do caso é envenada na prisão, e Dragon recebe a maior surra até aqui, tendo sua mão obliterada, e seu abdome perfurado. 

A edição termina da pior forma possível. Deu tudo errado. Overlord está mais poderoso do que nunca e agora não há mais provas para condená-lo. Larsen dá um tremendo murro no estômago do leitor que achava que as coisas iam terminar bem.  E faz isso de maneira excelente, entretando. Seus desenhos estão melhores do que nunca, e a estrutura de quadros inteiros lhe permitiu uma maior quantidade de detalhes. É impressionante o seu domínio de perspectiva e a forma como brinca com imagens mais diretas, mais icônicas, que dizem tudo sem precisar de muitos diálogos ou recordatórios. Um show de como se desenhar (e, claro, contar) uma história em quadrinhos. 

Para Dragon, as coisas ainda vai piorar muito antes de melhorar. Ele, até este ponto, não havia sido tão machucado. Será que dará conta de se recuperar?

Nenhum comentário: