quinta-feira, janeiro 05, 2006

Jornada - 02: Box da Trilogia Superman

Antes de tudo, vale falar que box, num prateado brilhoso, fica lindo na estante.
Agora, aos filmes:

Superman – O Filme:
É sensacional. Algumas coisas eu não gostei, em especial um Lex Luthor que mais parece ter saído do Zorra Total, mas a maioria dos elementos do filme são muito bacanas.
Destaque para os impressionantes efeitos, para uma produção daquela época. Tirando uma corridinha em Smallville e um ou outro momento do filme, ficou bem crível.
Outro grande destaque do filme é Chris Reeve. Pô, o cara mandou muito bem mesmo, fosse Clark Kent, fosse Superman. A química entre ele e Margot Kidder, atriz que interpretou Lois Lane é ótima. Há uma hora, em que Superman usa sua visão de raio-x para enxergar a cor da calcinha de Lois... Quando ela pergunta "você gosta de rosa, Superman?"...
Esse sim é o Azulão que eu conheço e idolatro... Não o 'escoteiro' que muita gente imagina que ele é por causa de tantas histórias ruins.

Enfim, quase tudo do filme é bacana, em especial o fato dele não ter "envelhecido" de forma que o tornasse menos sensacional.
Terminou me deixando louco pra ver o segundo.

Esse é o único do box que é DVD Duplo. O disco de extras é razoavelmente bacana, mostrando várias curiosidades do filme, e alguns testes de atores. Mas, sei lá... Queria documentários mais longos, mais testes de atores, erros de filmagem, sei lá... Mais coisa!! Quando acabei de ver tudo, pareceu pouco, muito pouco.

Filme: 8.5
Extras: 7.5


Pouco depois...
Superman II – A Aventura Continua

Foi, de certa forma, decepcionante. Esperava um filmaço, pois o primeiro é muito bom e diziam que o segundo era ainda melhor...

Realmente, ele tem uma história muito mais interessante que o primeiro, apesar de alguns furos enormes no roteiro... Mas isso não me incomodou(muito) no primeiro, portanto, não incomodou aqui.

Só que os (d)efeitos especiais estão ridículos. E nem tem essa de dizer que naquela época não tinha como fazer melhor, porque, nesse quesito, o primeiro é simplesmente impressionante.
Pô, nesse, tem uma cena em que aparece os fios que fazem um dos vilões kriptonianos voarem!!

Ainda bem que teve menos do Luthor comediante, uma das coisas que eu menos gostei nesse filme.
O relacionamento de Lois e Clark, surpreendentemente, fica ainda mais bacana, conforme vai se desenvolvendo. Tudo ficou legal, em especial a cena na qual ela descobre quem ele realmente é.

E foi muito triste, ao final, o Super, em nome da segurança de Lois, dar o “beijo do adeus”...

As lutas com os kriptonianos foram bacanas, mas eu esperava que, no final, o azulão os matasse usando a kriptonita, como nos quadrinhos, mas o final mostrado foi bacana. Menos bacana do que poderia ter sido, mas ainda assim...

Tinha tudo pra ser um 9.0, mas o péssimos efeitos especiais me deixaram indignado... Recebe a mesma nota que dei pro primeiro, um 8,5.

Engraçado foi ver nos créditos um "coming soon... Superman III", o último do Box.

Fez muita falta um disco de extras aqui... Ainda mais porque os dois filmes foram filmados juntos, mas o diretor foi trocado pouco depois do lançamento do primeiro, resultando na refilmagem de várias cenas...
Há somente a filmografia de alguns atores e um trailer não-legendado.

Superman III:
Bem... Os dois primeiros são ótimos, então eu botava fé nesse, mesmo não tendo ouvido um comentário positivo que fosse.

Esse filme foi mais centrado na comédia, sendo até co-estrelado pelo Richard Pryor - "avó" de outros stand-up comedians como Eddie Murphy e Chris Rock - na verdade, tem horas em que eu achava que o Pryor recebia mais destaque que o próprio Superman.
Esse foco na comédia fica bem claro na sequência de abertura, cheia de piadas - que envelheceram mal.
O roteiro, bem... É muito decepcionante e não tem furos... Tem enormes rombos! Parece que foi feito às pressas pra capitalizar em cima dos outros filmes - o que eu não duvido nada que ocorreu.
E o vilão... Bem, Ross Webster não passa de um Lex Luthor requentado. Tem até a companheira gostosona e os ajudantes idiotas.

As lutas são ruins, muito ruins. Fala sério, jogar pneus no Superman??

Se há algo bom nesse filme, é o clima entre Clark Kent e Lana Lang, uma amiga de escola que ele encontra após anos, interpretada pela linda Annette O'Toole.
Ah, e é claro, ver o Superman, após ser afetado pela kryptonita sintética, tornar-se amoral e preferir dar em cima de mulheres ao invés de salvar o mundo foi interessante, e, de certa forma, fez valer o filme.

Sendo bonzinho, acho que o o filme merece um 5.0.
Extras? Filmografia dos atores e um trailer não legendado.

Considerações finais:
Fez muita falta um disco de extras nos outros filmes. E o 4o filme, por pior que fosse - e ele é ainda pior que o terceiro - deveria ter sido incluído.
Uma dublagem em português também não teria sido de todo mal. Apesar d'eu não gostar de assistir filme dublado, tem muita gente por aí que só assiste assim, e, além do mais, os fãs que viram na Globo devem ter um carinho pela dublagem clássica.
Mas, se você for fã, ter os 2 primeiros filmes na estante e uma camisa no armário faz o box valer à pena.

Nenhum comentário: