domingo, janeiro 22, 2006

Quem é Peter Sarsgaard??

Se você foi ao cinema regularmente no ano passado, muito provavelmente viu algum filme com esse cara.
Peter Sarsgaard - Clique para ampliar

Apesar de ter começado a se destacar apenas recentemente, Sarsgaard já demonstrou enorme talento, principalmente quando o assunto é interpretar personagens dark, perturbados e/ou rudes apesar de ter um rosto bastante simpático, o que poderia evidenciar o contrário.

Sarsgaard participou de filmes como O Homem da Máscara de Ferro e Os Últimos Passos de Um Homem, fez um assassino homofóbico em Garotos Não Choram...
A crítica começou à perceber seu talento após Shattered Glass(inédito no Brasil), que lhe rendeu alguns prêmios.

Mas foi em 2005 que percebi o talento e a versatilidade de Peter Sarsgaard.

Tudo começou quando aluguei o bacana A Sombra de Um Homem(The Salton Sea). Aqui, apesar das brilhantes atuações de Vincent D'Onofrio e Val Kilmer, Sarsgaard não ficava pra trás como o viciado gente-boa Jimmy the Finn.
Poucos dias depois o vi, dessa vez nos cinemas, em A Chave Mestra, que também possui no elenco as ótimas Kate Hudson, de Quase Famosos e Gena Rowland, de Diário de Uma Paixão. Apesar de ser um papel menor, ele mostrou competência.

Não se passou muito tempo, e lá estava ele, dando um show como um oficial responsável pela segurança do vôo aonde Jodie Foster perde sua filha, e Plano de Vôo(um dos filmes sobre os quais falei aqui). O terço final do filme é péssimo, mas sua atuação foi um dos motivos que fizeram esse filme valer um pouco mais à pena.

E agora ele vem e me espanta com Troy, personagem que ele interpretou em Soldado Anônimo.

Não duvido, se, muito em breve, esse cara ganhar um Oscar. Ainda tem que comer um pouco mais de feijão com arroz, mas ele está no caminho certo.

Outros filmes com Peter Sarsgaard nas quais ele recebeu elogios, mas eu ainda não vi: K-19 - The Widowmaker, Kingsey - Vamos Falar de Sexo e Garden State - Hora de Voltar.

Nenhum comentário: